Tratamento do câncer de próstata

O tratamento do câncer de próstata localizado foca-se em três objetivos principais que devem sempre ser considerados no momento da decisão terapêutica:

  • Cura de câncer
  • Preservação da continência urinária
  • Tentativa de manutenção da função erétil

 

Existem basicamente três modalidades de tratamento para o câncer de próstata localizado:

Em algumas situações especiais, optamos por tratar com medicamentos hormonais ou até não tratar e somente observar a evolução de um câncer detectado, por julgá-lo inofensivo ao paciente.

A cirurgia radical (prostatectomia radical) é a modalidades terapêutica mais difundidas para o câncer de próstata localizado, podendo ser feita pelas vias aberta convencional, perineal, laparoscópica e robótica.

A radioterapia consiste em focalizar feixes de radiação na região da próstata a fim de tratar o tumor. É altamente eficaz nos casos de câncer localizado, mas muitas vezes deixada como segunda opção, sendo mais utilizada quando há recidiva do câncer após a cirurgia. São aproximadamente 35 a 40 sessões e os principais efeitos colaterais são ardência para urinar e evacuar, episódios de dificuldade miccional e pequenos sangramentos urinários e intestinais.

Já a braquiterapia é uma moderna forma de radioterapia mais localizada, na qual sementes de iodo radioativo são implantadas no interior da próstata e emitem a radiação somente naquela região. Surgiu com objetivo de emitir radiação só na área de interesse, que é a próstata, e assim, diminuir os efeitos colaterais. 

 
 
Rua Armando Salles de Oliveira, 1933 - Indaiatuba - SP - Fone: (19) 3392-9932 / 3392-5232
© 2019 Clínica Urológica Indaiatuba - CG Propaganda