Câncer de próstata
O câncer de próstata é a doença maligna mais diagnosticada no Brasil e no mundo, depois dos tumores de pele. Há aproximadamente duas décadas um novo tipo de exame diagnóstico (dosagem sanguínea do antígeno prostático específico - PSA) tem revolucionado os tratamentos, possibilitando um diagnóstico mais precoce. A detecção de tumores localizados aumentou, ao passo que a incidência de tumores metastáticos (que se espalham por outros órgãos do corpo) diminuiu muito.
|
Sobre o exame de prevenção
O exame de prevenção do Câncer de Próstata é feito basicamente por meio da dosagem sanguínea do PSA e do exame digital da próstata (toque retal).
O PSA é uma enzima específica da próstata e sua elevação na corrente sanguínea ocorre exclusivamente por alterações prostáticas, não necessariamente relacionadas ao câncer. Infecção urinária, prostatite, hiperplasia prostática benigna, manipulação urológica ou traumática são condições que podem alterar o valor do PSA. No entanto, alterações expressivas sempre devem alertar para a presença do câncer.
|
O toque retal ainda é de importância indiscutível. Aproximadamente 70% dos tumores de próstata ocorrem na zona periférica e podem ser tocados por via trans-retal.
Quando começar?
A prevenção do Câncer de Próstata deve ser iniciada aos 45 anos em todos os homens. Naqueles que possuem parentes diretos com câncer de próstata (pai, irmão, primos, tios) e em homens da raça negra o exame se inicia aos 40 anos.